26 março 2007
Workshop Tuniko Goulart
Workshop em Portimão
Aconteceu nos dias 21, 22 e 23 deste mês, o workshop do guitarrista Tuniko Goular em Portimão e foi um sucesso absoluto !
O que não é muito vulgar é que o Tuniko Goulart pôs à disposição dos presentes, os músicos para que o workshop tomasse um formato globalizado... ou seja, para além de ser um workshop de guitarra e periféricos, foi também um workshop global. Fizeram perguntas para o baterista, para o percussionista, para o baixista e pra mim que fui tocando teclados. Assim sendo, a banda foi integrada por: Tuniko Goulart (guitarras) Paulo Martis ( bateria) Sebastian Sheriff ( percussão) Dinga Alves (baixo) e Giovani Goulart teclados. Deste workshop nasceu novos convites e ente eles um "masterclass" para breve. Os participantes levaram um certificado de participação e, comparativamente aos demais workshops que já haviam participado, disseram que mesmo em eventos ministrados por músicos internacionais, que, deste workshop do Tuniko, tiraram muito mais proveito e que levam para o palco, mais bagagem e "argumentos musicais".
Giovani Goulart
11 março 2007
O "groove e "clima" de cada tema.
No "meio-musical profissional" é muito comum encontrarmos bandas e isntrumentistas solistas... maioritariamente muito bons; assim também nos músicos metódicos e clássicos mas, o que "raramente" se encontra em palco, são músicos com Feeling e com "groove"... Assim sendo, acaba-se por aplaudir execuções técnicas e padrões de execução musical. Eu admiro e respeito muito todos os que optaram por seguirem esse afluente mas, confesso que procuro mais " o clima" que cada tema impõe e que, de acordo com uma série de factores, nomeadamente a melodia, os tímbres participantes e o próprio autor queira dar a um referido tema. Assisto com frequencia, músicos que são especialistas em um determinado estilo, tocarem coisas fora do seu ambiente ou em ambientes que não dominam ou lhes falta o argumento. Alguns levam muitos anos a estudarem o "jazz" e, só mais tarde encantam-se com o estilo clássico... outros encantam-se ( e aqui temos a maioria) pela bossa-nova e assim, por serem bons em outro estilo, sentem-se capazes de navegarem em outras águas. Isto é uma constante. Mas reparem bem... hoje em dia na opinião pública, o músico que faz mais caretas e que se contorce mais em palco é o que "toca mais" !!! A falta de conhecimento de causa chega ao cúmulo de levar aos júris de eventos e festivais musicais dezenas ou centenas de jurados "despreparados" sem capacidade para julgarem músicos ou traalhos musicais... e tudo isto leva a um despersar de mentalidades e à fuga da essência musical. A Música propriamente dita é uma arte plena !!! completa e insubstituível !!! Como cai no esquecimento elementos fundamentais da execussão musical ? Tenho assistido a dezenas de concertos ao vivo, DVDs, shows em bares e pubs, em clubes de jazz e auditórios e, a conclusão é sempre a mesma: bons músicos a fazerem um belo trabalho porém, com pouco efeito musical... Hoje em dia a música que se ouve, já não nos emociona !!! hoje em dia os músicos em palco querem um P.A que se usaria na rua !!! hoje em dia "um refrão" vale mais do que uma composição !!! A Música está perdendo o que tem de mais bonito.... "o groove", as dinâmicas, as harmonias bem elaboradas e o "clima" que normalmente seria de se esperar... Por isso quando forem assistir a um show musical qualquer, reparem se encontram um "balanço" forte, uma dinâmica expressiva, uma execussão cúmplice e notória... isso é o que diferencia um bom executante de "um grande músico"
Giovani Goulart
06 março 2007
Workshops
Workshops em Portimão !
Caros Amigos
É com grande alegria que convido a todos os músicos e colegas para estarem nos dias 20, 21 e 22 de março de 2007 na cidade de Portimão no Algarve. O que justificaria esse convite ? O que justifica em larga escala esse convite é o evento ao qual o mesmo está inserido... Trata-se de um workshop invulgar ! na realidade, tudo começou com o convite que a câmara municipal de Portimão formulou ao meu irmão Tuniko Goulart para que ele desenvolvesse um trabalho didático musical que abrangesse em grande escala, a todos os interessaos em workshop de guiarra elétrica e acústica. O Tuniko ponderou e aceitou o convite. Mas, o que faz a diferença é que o Tuniko, na sequencia do lançamento do seu CD instrumental intitulado KAROÇO, resolveu levar a banda toda para este evento ! Assim sendo, associado ao workshop, teremos também um grande show musical !!! E reparem !... isso durará 3 dias
Assim sendo, preparem-se para asistirem a uma sonzeira ! Visitem também o site oficial do Tuniko; digo, www.tunikogoulart.net
Um grande abraço a todos !
Giovani Goulart
05 março 2007
Na intimidade da sonoridade do Piano
Amigos
Por muitas vezes e, por dezenas de anos, observei o efeito profundo e acalentador que, ao tocar piano nos invade. É uma coisa extremamente encantadora e indescritível ! Quando achamos a forma exata de expressar o que sentimos e, durante o tema escolhido, deixamos nos levar pela emoção e pelo coração, certamente "entramos para dentro do piano" tanto quanto a sua sonoridade "invade o nosso peito" ! Estou encantado " É uma afirmação em forma de descoberta ! Quanto encanto ! Quanta magia ! É o tatear de um sonho, é o transcender ao conhecimento e à todas as lógicas que se admite... o piano ! um pedaço de madeira com teclas e cordas... um objeto que, dependo das mãos que lhe alcançam, canta, vibra, sôa e entoa de maneiras divergentes e, o impressionante é que, no mesmo piano, se tivermos dez ou 20 músicos a tocar a mesma música, nunca teremos a mesma sonoridade nem a mesma expressão ! O Piano !!! quanta beleza ! Quanta intimidade ! quanto nos marca e cala fundo ao nosso peito ! ! O Piano ! Pra quem toca piano ou para quem simplesmente admira-o, fica aqui a minha confissão ! Viva o Piano !!! ... pensem profundamente e ajudem-me a decifrar os segredos deste intrumento musical maravilhoso deixando aqui os seus depoimentos ! obrigado !
Giovani Goulart
Subscrever:
Mensagens (Atom)